segunda-feira, 6 de julho de 2009

Você conhece esse jeito de fazer bife à parmegiana?

Avalia quão insólito. Estava na França e aprendi com um argentino uma maneira incrível de fazer um prato italiano: bife à parmegiana.

Era assim: primeiro os bifes beeeem fininhos (qual carne não sei por que lá os tipos de corte do boi são completamente diferentes dos nossos). Viva uma boa faca afiada (lembrando o "Cozinha Popular" que já citei em outro post - lá rolou um dia sobre como cuidar de suas facas).

Depois você prepara os ovos para empanar. Aí está o pulo do gato: ele batia os ovos já super temperados com salsa e cebolinha, sal, pimenta do reino... essas coisas que a gente não vive sem. Daí, menina!, ela submergia todos os bifes dentro do ovo e deixava lá como que marinando, manja? Uma hora por aí... A foto de baixo mostra isso. De tempos em tempos é bom mexer tudo.

Depois desse tempo, vc empana os bichinhos no pão velho moído: a tal farinha de rosca, mas lá era uma versão bem caseirona tipo essas que a gente acha em algumas padarias. Empana apertando com os dedos para grudar bem o empanado no bife. E aí o outro pulo do gato: vc não frita o bife (o que poderia ser feito também), vc coloca em assadeiras e manda pro forno. E juro, mesmo, palavra de gordinha, que ele fica super crocantoso. O tempo eu não lembro, confia nos zóios. Ah! Antes de pôr o bife na assadeira, coloca um fio de óleo, viu? No meio do caminho, coloca um pouco mais de óleo e vira. (Aliás sou super adepta do forno para "fritar" por que fica crocante, não suja tanto, beeem menos calorias, gasta menos óleo, etc. Faço isso com as almôndegas, com o hamburguer caseiro, com os nuguets ou steaks de frango industriais, com o peixe...)

Enquanto eles estão no forno, vc faz aquele molho de tomate caseiro. Por que à parmegiana com molho caseiro faz toda a diferença... (tô numa pegada elogio ao caseiro, sacou né? quem não está afinal de contas?) Outro dia coloco um post sobre molho de tomate caseiro. Um passo a passo... mas na internet tem milhões de opções nesse sentido.

Daí... um pouco antes do bife estar pronto, vc monta os filés. E tb aí achei uma idéia bem boa. Normalmente comemos esse tipo de prato com o bife embebido no molho de tomate e a casquinha do bife fica mole não é? É bom tb, por que fica bem quentinho... mas essa opção fica mais atenta aos sabores, se é que dá pra entender esse conceito... Vc faz assim: coloca o molho de tomate (mais grossinho) bem em cima dos bifes. Por cima nacos de mussarela em fatia e bastante parmesão ralado por cima. Forno por mais um pouco de tempo - pouco mesmo - e...

Quando tiver derretidinho, vc serve com arroz branco. E salada de rúcula que pra mim vai bem com tudo.

Vale super a pena, viu? Se fizerem me conte. Já fiz por conta aqui em Sampa e deu super certo.

Um comentário:

  1. Quantos ovos leva? É so bater ou precisa misturar leite ou agua???

    ResponderExcluir