domingo, 26 de julho de 2009

Gosta de carne moída?

Já falei que sou a rainha da carne moída? Faço milagres com carne moída... se tivesse um restaurante, um dia, chamaria de "Tudo com carne moída". Faço de tudo com carne moída, menos carne moída mesmo que confesso que acho muito sem graça. (Olha a quantidade de vezes que escrevi "carne moída" nesse último parágrafo!!)

Bom, vou postar aqui um prato delícia que faço para os convidados sempre que vêm a primeira vez em minha casa - sabe aquele prato que a gente sabe que arrasa?! Que é truco na certa?! Pois essa é a minha carta na manga, o que me leva novamente a dar uma sofridinha quanto a divulgação dos meus segredos... estou quase fazendo terapia divulgando tudo por aqui. Mas... vamos lá, uai! 

"Almôndegas ao lemone"

Dia especial: padrinho em SP. Vamos caprichar. Comida para os ogros, vulgo minha família - glutões de marca maior. 9 pessoas - eu, marido, irmão, cunhada, irmã, sobrinha, mãe, pai e padrinho. Fiz 3 receitas - mas vou passar os números para uma receita que dá para umas 5 - 6 pessoas.

Primeiro fiz as almôndegas um dia antes. Para almôndegas não sigo receita - adoro um pout-pourry de mil opções misturadas. Para meio quilo de carne (que é o necessário na receita), coloco um ovo inteiro, uma cebola média bem picadinha (pode até ralar), pimenta fresca picadinha sem as sementes (se tiver), salsinha e cebolinha tb em mini-pedaços, sal e para dar a liga um bocado de aveia. Para saber quanto vai de aveia, vai fazendo as bolinhas e vendo quando desgruda da mão. Mas não é muito não... Depois de achar o ponto, faz as bolinhas o menor que a sua paciência e vigor permitir - me lembro das almôndegas maravilhosas da minha vó em tamanho exato para uma garfada. Eu faço meio grandonas por que não tenho tanta energia assim (e até por que fiz 1,5 kg sozinha em uma manhã).

Daí vc põe tudo em uma assadeira besuntada de óleo e manda pro forno médio-alto. O tempo tb não sei não mas deve ser uma meia hora. No meio do caminho chacoalha a assadeira para elas mudarem de posição e não grudarem no fundo. Se precisar usa uma espátula para desgrudar as moças. Reserva. (Em tempo, uso essa mesma receita para fazer os hamburgueres - fica incrível e dá pra fazer da grossura da sua "gordice"!!) Olha elas aí.

Na hora H vc prepara o resto. Vislumbra como é facil. Num liquidificador, vc coloca 3 colheres de sopa de suco de limão (suco de meio limão graúdo), 1 xícara de chá de creme de leite fresco, 1/2 xícara de iogurte e 2 gemas. Bate bem até virar tudo uma coisa só. Reserva.

Bota a água do macarrão pra ferver - pra fazer um pacote de espaguete. Numa panela você coloca 4 colheres de sopa de manteiga, 1 colher de sopa de alcaparra picadinha e 1 cebola pequena picada.

Frita até a cebola ficar transparente. Polvilha 2 colheres de sopa de farinha de trigo e deixa dourar, mexendo por uns 2 minutos. Fica assim ó...

Daííííííííí... vc joga o creme aos poucos e mexe bem até o molho encorpar um pouco. Reduz o fogo e joga as almôndegas deixando elas trocarem fluídos por uns 5 minutos. Se vc fizer, como eu, as almôndegas no dia anterior, muito cuidado para não deixar o interior das almôndegas frios hein? Tipo, gafe feia!!! Acerta o sal e pronto. Joga umas raspas de limão em cima e serve com o espaguete na manteiga. Servi tudo com uma salada de agrião e tomate.

Baba nas fotos.

(Uma mea culpa rápida: eu exagerei na quantidade de almôndegas, viu?! Ficou faltando um pouco de molho que, se vc fizer nas medidas que passei acima, vai ficar com um pouco a mais.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário